NeoEnergy

Como diminuir o efeito do sombreamento e aumentar o desempenho do gerador solar fotovoltaico?

14 de abril de 2022Sem categoria

Nem sempre é possível eliminar totalmente o sombreamento nos painéis solares. Afinal, dependendo das características do local onde o sistema será instalado, há sombras que não são possíveis de serem evitadas. Além disso, sempre existe o sombreamento dos painéis por conta das nuvens. Entretanto, é possível evitar e reduzir esse sombreamento com alguns cuidados na construção do projeto e nas melhores escolhas técnicas dos equipamentos envolvidos.

 

Análise do local

Uma cuidadosa análise das possíveis sombras é um dos passos fundamentais no desenho dos sistemas fotovoltaicos. − A posição variável do Sol durante o dia pode originar sombras parciais sobre a superfície das células fotovoltaicas, causadas por construções das vizinhanças, árvores, etc. Essa sombra parcial pode comprometer o comportamento e o correto funcionamento do Sistema FV, gerando menos energia

Conte com profissionais especializados, capazes de estudar o local e identificar possíveis sombras e perda de rendimento de cada uma delas. Analisar a inclinação do sol e os elementos do ambiente ao redor é essencial nesse aspecto. Para isso, a Neoenergy Brasil conta com uma equipe e um software especializado em simulação de sombreamento chamado PV-SOL.

 

Tipo de ligação

Deve-se levar em conta no dimensionamento do projeto o tipo de ligação das strings, se série ou paralelo, isso por conta dos painéis fotovoltaicos e inversores possuírem tecnologias para redução do impacto do sombreamento. Por exemplo, em um mesmo arranjo de painéis de um telhado, o tipo de ligação (série ou paralelo) pode aumentar ou reduzir a geração.

 

Inclinação dos painéis

A inclinação na qual serão instalados os painéis solares também faz diferença no que se refere ao sombreamento. Afinal, dependendo das condições do local, é possível modificar a inclinação de instalação e, com isso, fugir de possíveis sombras. Esse aspecto é melhor observado nas instalações de solo e laje plana, dependendo da forma como eles foram instalados, um painel pode fazer sombra sobre o outro. O problema disso é que essa sombra é parcial, sendo ela a mais prejudicial para o sistema como um todo.

 

Busque por alternativas viáveis

Afinal, cada projeto tem suas características, logo, é necessário analisar caso a caso o melhor dimensionamento para cada sistema. Caso seja impossível fugir das sombras, existem alternativas viáveis que funcionam muito bem e garantem o desempenho ótimo esperado.

A alternativa viável atualmente é a tecnologia MLPE (a sigla vem do inglês Module-Level Power Electronics e significa eletrônica de potência a nível de módulo). Uma das soluções que utilizam esse recurso é o micro-inversor, onde cada painel é independente, ou seja, se houver sombra em algum painel, os outros continuam gerando normalmente. Outra solução é o inversor do fabricante Solaredge, que une as vantagens tanto do micro-inversor quanto de um inversor “string” convencional. A SolarEdge desenvolveu sua solução buscando atingir 3 objetivos: otimizar a geração de energia de cada painel, utilizar os mesmos métodos de instalação dos inversores tradicionais e ter um custo competitivo, combinando o melhor dos dois mundos. Dividimos a funcionalidade do inversor de string tradicional em 2: otimizador de potência e o inversor simplificado. Os otimizadores são fixados sob os painéis, permitindo o rastreamento individual de cada módulo e ajustes em tempo real da corrente e tensão para o ponto de potência máxima de cada painel. Por outro lado, o inversor simplificado é instalado de maneira semelhante ao inversor de string tradicional. Porém, é responsável apenas pela conversão de CC para CA e conexão com a rede.

Dessa forma, a instalação de um sistema SolarEdge é simples e econômica, pois utiliza-se os mesmos cabos, conectores e métodos que já são utilizados em sistemas tradicionais. Além disso, o inversor SolarEdge permite uma grande flexibilidade ao projeto do sistema fotovoltaico. Isso porque o inversor SolarEdge permite a instalação de mais painéis, a combinação de strings maiores com strings menores, e a instalação de painéis em águas diferentes dos telhados, com diferentes inclinações.

O que você achou das diferenças entre os tipos de tecnologias e cuidados de projeto para evitar o sombreamento? Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe técnica no link contatos.

 

Obrigado

Eng. Luciano Gentilini