NeoEnergy

Vamos entender a diferença entre placas solares e painéis solares fotovoltaicos:

29 de novembro de 2021Sem categoria

Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar diretamente em energia elétrica. Em um sistema fotovoltaico os painéis normalmente são constituídos por células de silício, que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade. As células fotovoltaicas, que compõem os painéis, geram corrente elétrica ao serem expostas à irradiação solar. Esta energia passa por equipamentos elétricos (inversores), que convertem essa corrente para que ela fique com as características ideais para o consumo.

Já as ditas placas solares térmicas transformam a radiação solar diretamente em energia térmica para o aquecimento de água ou outros fins. As placas ou coletores solares possuem dutos em que o fluído é aquecido e posteriormente acumulado em um tanque térmico chamado boiler. A energia solar térmica costuma ser usada para aquecer ambientes, água para banho ou para processos industriais.

Ambas são opções eficientes de geração de energia. Como a energia solar térmica está no mercado brasileiro de forma viável a mais tempo, a confusão acontece por muitos não saberem da existência da tecnologia fotovoltaica.
Ao instalar um sistema de energia solar térmica ou fotovoltaica, o consumidor ainda contribui para um mundo mais limpo e sustentável por escolher uma fonte renovável.

Luciano Gentilini
Engenheiro Eletricista
Crea n: 110221-6